Processo Formativo no Colégio Estadual Fabio Araripe Goulart - Ilhéus- BA
O curso de formação tem como contexto o bairro do Teotônio Vilela, localizado no município de Ilhéus - BA, e foi realizado no Colégio Estadual Fábio Araripe Goulart (CEFAG), contando com a participação de 5 (cinco) professores 2 que atuam no Ensino Médio, nas áreas de Matemática, História, Geografia e Física, que tiveram disponibilidade para participar. O curso foi organizado tendo como foco os professores da área de Educação em Ciências, mas os professores de outras áreas de conhecimento também mostraram interesse e integraram as atividades. O grupo de pesquisa construiu um portfólio, com base no cartaz, viabilizando a legitimação de dois Temas Geradores: “Um olhar sobre o Vilela: crescimento sem planejamento” e “Uma educação de qualidade no Vilela é essencial para melhor a segurança, comércio, transporte, cultura e lazer”.
Processo Formativo no Município de Cairu -BA
O curso de formação tem como contexto o Município de Cairu-BA, que possui 28 escolas, 223 professores, 4597 alunos abrangendo Educação Infantil, Ensino Fundamental Anos Iniciais e Anos Finais e Educação de Jovens e Adultos (EJA). As escolas encontram-se divididas em todo território do arquipélago de Tinharé. Que é formado por 26 Ilhas, 23 ilhas menores e não habitadas e 3 ilhas maiores: Ilha de Cairu, onde fica localizado a Sede Administrativa, Torrinhas e Tapuias; a Ilha de Boipeba, onde localizamos Boipeba, Moreré, Monte Alegre e São Sebastião; a Ilha de Tinharé onde está localizado Morro de São Paulo, Zimbo, Gamboa, Garapuá, Galeão e Canavieiras, por conta da extensão do território e quantidade de participantes os encontros procederam de forma on-line.
Processo Formativo no Curso de Licenciatura em Educação do Campo - UFRB - Online
O curso de formação foi realizado no contexto do PIBID, vinculado ao curso de Licenciatura em Educação do Campo(LEdoC), com habilitação em Ciências da Natureza e Matemática, da UFRB. Como no período de 2021 a pandemia do COVID-19 ainda estava impossibilitando reuniões presenciais com um grande número de participantes, optou-se por realizar encontros de forma on-line pela plataforma Google Meet, esse processo foi intitulado “A Investigação Temática e a realidade campesina: desafios e possibilidades para uma Educação Científica do Campo”.